Visão Geral do Relatório de Ganhos/Perdas
Última atualização: 18 de novembro de 2024
Lead Gen & CRM permite que os usuários criem oportunidades, as arrastem por estágios em um pipeline e, em seguida, fechem essas oportunidades como vendas. Oportunidades Ganhas são consideradas vendas ou oportunidades que geraram receita. Use o relatório de Ganhos/Perdas para uma visão geral de alto nível das oportunidades que foram ganhas ou perdidas.
Este artigo fornecerá uma visão geral do relatório de Ganhos/Perdas.
Teste | ✓ | |
Essencial | ✓ | |
Avançado | ✓ | |
Ultimate | ✓ |
Administradores | ✓ | |
Gerentes de Empresa | ✓ | |
Gerentes de Marketing | ||
Gerentes de Vendas | ✓ | |
Vendedores | ✓ | |
Vendedores Jr. | ✓ |
Conteúdo do Artigo
O Relatório de Ganhos/Perdas
A seção de Relatórios do Lead Gen & CRM fornece um relatório sobre todas as oportunidades ganhas ou perdidas em todos os pipelines ao longo de um determinado período.
O relatório de Ganhos/Perdas fornece informações de forma rápida sobre oportunidades que estão abertas, consideradas ganhas, consideradas perdidas e arquivadas. Para alternar entre diferentes categorias de oportunidades dentro do relatório de Ganhos/Perdas, faça o seguinte:
- Clique em Analytics > Ganhos/Perdas na barra de ferramentas à esquerda.
- Clique
Visualizar.
- Selecione uma das opções de categoria de oportunidade disponíveis:
- Oportunidades Abertas
- Oportunidades Ganhas
- Oportunidades Perdidas
- Oportunidades Arquivadas
Independentemente da categoria de oportunidade, o relatório de Ganhos/Perdas fornecerá as seguintes informações:
- O número total de oportunidades na categoria do relatório
- O valor monetário total das oportunidades
- O valor monetário médio das oportunidades
- O tempo médio que levou para fechar oportunidades
Entendendo Oportunidades
O relatório de Ganhos/Perdas exibe informações sobre oportunidades. No Lead Gen & CRM, as oportunidades são criadas a partir de contatos no Gerenciador de Contatos ou através de um pipeline. Uma vez criadas, as oportunidades podem então ser adicionadas a um pipeline.
No Pipeline de Vendas do Lead Gen & CRM, as oportunidades detalham o progresso em estágios de negociação. As oportunidades fornecem informações sobre receitas, datas de fechamento e contatos associados. Como as oportunidades podem surgir a qualquer momento e não começam todas no início de um empreendimento de vendas, você pode definir em que estágio do pipeline a oportunidade começará.
As oportunidades têm diferentes status que detalham seu estado atual. Como as oportunidades podem aparecer e ser fechadas mesmo antes de serem adicionadas, você pode definir novas oportunidades para ter os status Fechado-Ganho, Fechado-Perdido ou Arquivado ao serem criadas:
- Fechado-Ganho oportunidades são oportunidades de vendas que resultaram em uma venda bem-sucedida e geraram receita.
- Fechado-Perdido oportunidades são oportunidades de vendas que não têm mais chance de resultar em uma venda.
- Arquivado oportunidades são oportunidades que não podem mais ser encontradas em pipelines. Elas não afetarão o relatório de oportunidades a menos que sejam explicitamente incluídas ao gerar relatórios.
As oportunidades também podem ser configuradas com um status a qualquer momento após a criação. Marcar uma oportunidade como Fechado-Ganho ou Fechado-Perdido fará com que ela apareça assim em vários Relatórios de Vendas, Acompanhamento de Campanhas e no Registro de Contatos.
Consulte Visão Geral das Oportunidades para informações sobre o processo de criação de oportunidades.
Visualizando Oportunidades
Você pode visualizar uma página de oportunidade diretamente através do Relatório de Oportunidades. Para visualizar oportunidades, faça o seguinte:
- Clique em Analytics > Ganhos/Perdas na barra de ferramentas à esquerda.
- Selecione o relatório apropriado para visualizar.
- Clique
Opções > Ver Oportunidade.
Visualizar a oportunidade abrirá a página da oportunidade. A partir daí, você pode modificar as informações da oportunidade conforme necessário.
Reabrindo Oportunidades
Oportunidades fechadas ou arquivadas podem ser reabertas através do Relatório de Oportunidades. Para reabrir oportunidades, faça o seguinte:
- Clique em Analytics > Ganhos/Perdas na barra de ferramentas à esquerda.
- Selecione o relatório apropriado para visualizar.
- Clique
Opções > Reabrir.
Reabrir uma oportunidade retornará a oportunidade ao estado aberto e colocará a oportunidade de volta na fase do pipeline em que estava antes de ser fechada ou arquivada.
Filtrando Informações do Relatório
As informações sobre oportunidades podem ser filtradas ainda mais. Existem muitos filtros disponíveis para restringir informações sobre oportunidades. Para relatórios com muitas oportunidades, você pode inserir diferentes parâmetros para restringir os resultados.
Para filtrar resultados, faça o seguinte:
- Clique em Analytics > Ganhos/Perdas na barra de ferramentas à esquerda.
- Selecione o relatório apropriado para visualizar.
- Insira um dos seguintes parâmetros na caixa de texto Filtrar Resultados:
- Uma sequência de letras aplicáveis
- O nome de uma oportunidade
- O nome de um representante de vendas
- Um valor monetário numérico
Uma vez que os parâmetros apropriados tenham sido inseridos, o relatório mostrará apenas aquelas oportunidades relevantes à entrada de busca. Após os resultados preliminares terem sido retornados, você pode filtrar ainda mais os resultados pelo representante de vendas associado ou pipeline.
Filtro Opcional: Filtrar por Representante de Vendas
Você pode filtrar os resultados da pesquisa pelos representantes de vendas associados às oportunidades.
Para filtrar resultados, faça o seguinte:
- Clique em Analytics > Ganhos/Perdas na barra de ferramentas à esquerda.
- Selecione o relatório apropriado para visualizar.
- Insira um parâmetro de busca na caixa de texto Filtrar Resultados.
- Clique no menu suspenso Filtrar por Representante de Vendas.
Nota: Opcionalmente, insira o nome de um representante na caixa de texto Filtrar do menu suspenso Filtrar por Representante de Vendas para restringir os representantes exibidos.
- Clique na
caixa de seleção ao lado do representante ou representantes desejados.
- Clique fora do menu suspenso para confirmar sua seleção.
Filtro Opcional: Filtrar por Pipeline
Você pode filtrar os resultados da pesquisa pelos pipelines associados às oportunidades. Para filtrar resultados, faça o seguinte:
- Clique em Analytics > Ganhos/Perdas na barra de ferramentas à esquerda.
- Selecione o relatório apropriado para visualizar.
- Insira um parâmetro de busca na caixa de texto Filtrar Resultados.
- Clique no menu suspenso Filtrar por Pipeline.
Nota: Por padrão, o pipeline que você definiu como visível será selecionado como filtro.
- Clique na
caixa de seleção ao lado do pipeline ou pipelines desejados.
- Clique fora do menu suspenso para confirmar sua seleção.
Filtro Opcional: Ordenando Oportunidades
Relatórios com muitas oportunidades podem ser um pouco difíceis de navegar. Se seus resultados de busca ainda gerarem muitas oportunidades, você pode filtrar ainda mais os resultados da busca ordenando as oportunidades.
Para ordenar resultados, faça o seguinte:
- Clique em Analytics > Ganhos/Perdas na barra de ferramentas à esquerda.
- Selecione o relatório apropriado para visualizar.
- Insira um parâmetro de busca na caixa de texto Filtrar Resultados.
Importante: Para que esta informação seja aplicada, este filtro deve ser usado em conjunto com um filtro de representante de vendas, um filtro de pipeline ou ambos.
- Clique no menu suspenso Ordenar por.
- Selecione um dos seguintes parâmetros de ordenação:
- Nome da Oportunidade
- Valor Total
- Valor Esperado
- Probabilidade
- Criado
- Data de Fechamento
Filtro Opcional: Intervalo de Datas
Você pode filtrar os resultados da pesquisa por diferentes períodos de tempo.
Para filtrar resultados, faça o seguinte:
- Clique em Analytics > Ganhos/Perdas na barra de ferramentas à esquerda.
- Selecione o relatório apropriado para visualizar.
- Insira um parâmetro de busca na caixa de texto Filtrar Resultados.
- Clique no menu suspenso Intervalo de Datas.
- Faça uma das seguintes opções:
- Selecione um intervalo de datas aplicável no menu suspenso Intervalos de Datas
- Insira a data de início e a data de término para o intervalo de datas desejado
- Clique em Selecionar Intervalo.
Importante: Para que esta informação seja aplicada, este filtro deve ser usado em conjunto com um filtro de representante de vendas, um filtro de pipeline ou ambos.
Executando Relatórios
Uma vez que os filtros tenham sido definidos, você pode visualizar um relatório de Ganhos/Perdas com as oportunidades selecionadas ou sem oportunidades desnecessárias.
Para executar um relatório filtrado, faça o seguinte:
- Clique em Analytics > Ganhos/Perdas na barra de ferramentas à esquerda.
- Selecione o relatório apropriado para visualizar.
- Insira um parâmetro de busca na caixa de texto Filtrar Resultados.
- Aplique quaisquer filtros de busca opcionais desejados.
- Clique
Aplicar.
Uma vez que os filtros tenham sido aplicados, a página será atualizada. Somente aqueles relatórios que atendem aos parâmetros do filtro serão exibidos.
Exportando Relatórios
Se você deseja manter o relatório para uso futuro ou arquivamento, pode exportar o relatório como um arquivo .CSV.
Para exportar o relatório de Ganhos/Perdas, faça o seguinte:
- Clique em Analytics > Ganhos/Perdas na barra de ferramentas à esquerda.
- Selecione o relatório apropriado para visualizar.
- Insira um parâmetro de busca na caixa de texto Filtrar Resultados.
- Aplique quaisquer filtros de busca opcionais desejados.
- Clique em Exportar.
- Clique em Gerenciador de Exportação na caixa de informação amarela que aparece.
- Clique no arquivo do relatório de Ganhos/Perdas exportado para baixá-lo para o local de download de arquivos do seu navegador da web.
Consulte Exportando Oportunidades para mais informações sobre a exportação de informações de oportunidades.