Criando Oportunidades em Pipelines e Registros de Contato
Última atualização: 9 de outubro de 2024
As oportunidades, uma vez criadas, podem ser adicionadas a um pipeline para monitorar o progresso nas etapas do negócio no processo de vendas. Você pode acompanhar a receita estimada, a data de fechamento estimada e os contatos incluídos em uma oportunidade específica.
No Lead Gen & CRM, as oportunidades são representadas como cartões no Pipeline e podem ser facilmente movidas para uma etapa de negócio diferente à medida que a oportunidade avança na linha do tempo do processo de vendas.
Este artigo explicará como criar e usar oportunidades no Lead Gen & CRM.
Conteúdo do Artigo
- Criando Oportunidades no Gerenciador de Contatos
- Criando Oportunidades no Pipeline
- Acessando Oportunidades Atribuídas a Contatos
- Adicionando Contatos Existentes a Oportunidades Existentes
- Adicionando Novos Contatos a Oportunidades Existentes
- Definindo Contatos Primários
- A Aba de Comunicação
- Escrevendo Notas de Oportunidade
- Entendendo Oportunidades Arquivadas
- Entendendo os Ícones de Oportunidade no Pipeline
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Criando Oportunidades no Gerenciador de Contatos
Você pode criar oportunidades através do Gerenciador de Contatos.
Para criar oportunidades através do Gerenciador de Contatos, comece em, Contatos na barra lateral esquerda.
- Localize o contato desejado e clique Opções > Criar uma Nova Oportunidade.
Nota: Os contatos podem ser atribuídos a várias oportunidades, mas cada oportunidade precisará ser criada separadamente. Você pode ter vários contatos em uma oportunidade. No entanto, deve haver um contato primário associado a uma oportunidade. - Insira um nome para a oportunidade no campo Nome da Oportunidade.
- Associa uma conta clicando em Adicionar Conta.
- Insira as seguintes informações na seção Campos da Oportunidade:
- A data de fechamento esperada
- O status da oportunidade
- O pipeline desejado
- A etapa do pipeline da oportunidade
- Um proprietário de lead para a oportunidade
- O valor monetário da oportunidade
- Opcionalmente, insira a campanha Primária
- Opcionalmente, insira a campanha da Oportunidade
- Selecione a probabilidade de fechamento da oportunidade na seção Probabilidade de Fechamento.
- Opcionalmente, clique Adicionar Produtos para adicionar produtos à oportunidade.
- Clique Salvar.
Consulte Usando a Gaveta de Oportunidades para mais informações sobre a criação de oportunidades.
Criando Oportunidades no Pipeline
Você pode criar oportunidades através de pipelines. Para criar oportunidades através de pipelines, faça o seguinte:
- Clique Vendas > Oportunidades na barra lateral esquerda.
- Clique + Criar.
- Insira o nome do contato existente que será associado à oportunidade ou crie um novo contato.
- Clique Continuar.
- Insira as informações da oportunidade conforme necessário.
- Clique Salvar.
Consulte Usando a Gaveta de Oportunidades para mais informações sobre a criação de oportunidades.
Acessando Oportunidades Atribuídas a Contatos
Você pode acessar as oportunidades associadas aos seus contatos.
Acessando via o Registro de Contato
O Registro de Contato mostrará uma lista de todas as oportunidades associadas. Para acessar as oportunidades de um contato, faça o seguinte:
- Clique Contatos na barra lateral esquerda.
- Clique no nome do contato desejado.
- Clique nas oportunidades associadas perto do nome do contato.
- Clique na oportunidade desejada.
Acessando via a Aba de Associações
As informações de oportunidades de contato também estão localizadas na aba Associações do registro de um contato. Para acessar as oportunidades com as quais um contato está associado, faça o seguinte:
- Clique Contatos na barra lateral esquerda.
- Localize e clique no nome do contato desejado.
- Clique na aba Associações .
- Clique na seção Oportunidades.
- Clique na oportunidade desejada.
Adicionando Contatos Existentes a Oportunidades Existentes
Você pode adicionar contatos existentes a oportunidades. Para adicionar contatos existentes, faça o seguinte:
- Clique Vendas > Oportunidades na barra lateral esquerda.
- Clique em uma oportunidade existente no pipeline.
- Clique na aba Contatos.
- Insira o nome do contato desejado na caixa de texto Adicionar um Contato.
- Selecione o contato desejado.
- Se outras alterações foram feitas na Oportunidade, clique Salvar.
Nota: Algumas alterações nas oportunidades, como adicionar um contato, são salvas automaticamente. Clicar no botão Salvar não é necessário.
Adicionando Novos Contatos a Oportunidades Existentes
Você pode adicionar novos contatos a oportunidades existentes conforme necessário. Para adicionar novos contatos a uma oportunidade existente, comece pelo Gerenciador de Oportunidades.
- Clique no nome de uma oportunidade existente.
- Clique na aba Contatos.
- Clique + Novo Contato.
- Insira as seguintes informações de contato:
- Nome
- Sobrenome
- Endereço de E-mail
- Número de Telefone
- Número de Celular
- Nome da Empresa
- Clique Salvar Alterações.
Definindo Contatos Primários
Você pode definir contatos como contatos primários para oportunidades.
Definir um contato em uma oportunidade como o contato primário também associará a campanha do contato à oportunidade. O ponto próximo à campanha ficará verde para refletir isso.
Para definir um contato primário para uma oportunidade, comece pelo Gerenciador de Oportunidades:
- Dentro da Oportunidade, clique na aba Contatos .
- Localize ou adicione o contato desejado e clique Opções.
- Clique Definir como Contato Primário.
- Clique Salvar.
A Aba de Comunicação
Você pode visualizar comunicações enviadas para contatos. Se a Sincronização de E-mail estiver habilitada, você também verá e-mails enviados entre o proprietário da oportunidade e os contatos.
Para utilizar os recursos de comunicação para uma oportunidade, faça o seguinte:
- Clique na aba Comunicação.
- Clique em uma entrada da linha do tempo para ver quais ações foram tomadas.
- Clique Opções para enviar um e-mail para o(s) contato(s)
Escrevendo Notas de Oportunidade
Você pode escrever notas em oportunidades. Quaisquer notas adicionadas mostrarão automaticamente a data e a hora em que foram salvas. Essas notas também são usadas no Relatório de Atividades.
Para definir notas em uma oportunidade, faça o seguinte:
- Clique na aba Visão Geral .
- Insira uma nota na caixa de texto.
- Clique Adicionar Nota.
- Opcionalmente, clique Opção > Fixar para fixar uma nota no topo da oportunidade, clique Opção > Editar para editar uma nota, ou clique Opção > Excluir para excluir uma nota.
Entendendo Oportunidades Arquivadas
As oportunidades não podem ser excluídas. No entanto, as oportunidades podem ser arquivadas. No Lead Gen & CRM, uma oportunidade arquivada é uma oportunidade que é removida de todas as oportunidades abertas sem marcá-la como ganha ou perdida. Isso é útil para negócios que não foram qualificados adequadamente ou criados por engano, pois seus resultados não contarão negativamente nos relatórios de vendas.
Uma vez arquivadas, essas oportunidades não podem mais ser encontradas nos pipelines. Elas não afetarão os relatórios de oportunidades a menos que sejam explicitamente incluídas ao gerar relatórios.
Arquivando Oportunidades
Você pode arquivar oportunidades conforme necessário. Para arquivar oportunidades, faça o seguinte:
- Clique na aba Visão Geral.
- Clique no menu suspenso Status da Oportunidade na seção Campos da Oportunidade.
- Selecione Arquivada.
- Clique Salvar.
Visualizando Oportunidades Arquivadas
A seção de Relatórios do Lead Gen & CRM fornece um relatório sobre todas as oportunidades ganhas ou perdidas em todos os pipelines ao longo de um determinado período. O relatório Ganhas/Perdidas fornece informações sobre oportunidades arquivadas.
Para visualizar oportunidades arquivadas, faça o seguinte:
- Clique Analytics na barra lateral esquerda.
- Clique Ganhas/Perdidas na seção Relatórios de Vendas.
- Clique Visualizar > Oportunidades Arquivadas.
O relatório Ganhas/Perdidas fornecerá as seguintes informações sobre oportunidades arquivadas:
- O número total de oportunidades arquivadas
- O valor monetário total das oportunidades
- O valor monetário médio das oportunidades
- O tempo médio que levou para fechar oportunidades
Reabrindo Oportunidades
Você pode reabrir oportunidades arquivadas conforme necessário. Para reabrir uma oportunidade arquivada, faça o seguinte:
- Clique Analytics na barra lateral esquerda.
- Clique Ganhas/Perdidas na seção Relatórios de Vendas.
- Clique Visualizar > Oportunidades Arquivadas.
- Localize a oportunidade a ser reaberta e clique Opções > Reabrir.
Entendendo os Ícones de Oportunidade no Pipeline
As oportunidades terão ícones adicionados a elas quando atenderem a certos critérios. Esses ícones fornecem uma visão rápida de informações importantes sobre e ações necessárias para uma oportunidade. Esses ícones são os seguintes: |
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Ícone | Nome | Descrição | ||
Sem Acompanhamento Definido |
O vendedor não seguiu com os leads. |
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Fechamento Atrasado |
A data de fechamento passou para a oportunidade. |
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Notas Não Lidas |
A oportunidade tem notas que não foram lidas. |