Como tornar lucrativa uma agência de Inbound Marketing
26 de agosto de 2019
Com a mudança radical no processo de tomada de decisão e o empoderamento do consumidor, o marketing digital se tornou uma poderosa estratégia de vendas. Mas, diante de tanta concorrência, como transformar minha agência de Inbound Marketing em um negócio lucrativo?
Esse foi assunto do Webinar que o Eduardo Correia, Country Manager aqui da SharpSpring Brasil, realizou em parceria com a Juliane Santos, Community Manager da Clint.Hub.
Juntos, eles abordaram tópicos fundamentais para agências e consultores de marketing deslancharam em suas estratégias. Entre os assuntos, destacamos:
- posicionamento da empresa;
- jornada de compra do consumidor;
- comunicação 360º;
- colaboradores de uma agência de Inbound Marketing;
- como precificar os serviços;
- como trabalhar as dores e dificuldades do cliente;
- apresentação de case da Scaller | plataforma white label.
Tudo isso de uma forma bem prática, mostrando estratégias, testadas e validadas no mercado.
Se você perdeu, pode conferir neste artigo as principais informações abordadas no Webinar. E, se quiser ter acesso ao conteúdo completo, é só clicar aqui e assistir!
O inbound marketing como estratégia
Se você vai oferecer um serviço de inbound é preciso ter muito claro que a tecnologia mudou a forma como se obtém informação e, consequentemente, o modo de compra e fatores que influenciam a decisão.
Se antes se fazia compra por classificado de jornal, hoje é surreal pensar nessa possibilidade, certo? Quase ninguém compra algum produto ou serviço sem antes procurar saber dele na internet, busca por review, vídeo, comentários.
Dentro desse empoderamento dos clientes que vão atrás da informação, determinados tipos de negócios têm seus estágios, que é a chamada jornada de compra. E, para cada uma dessas etapas, a empresa precisa ter um conteúdo para suprir a necessidade desse cliente, ganhando empatia e autoridade, até chegar o momento de fazer uma abordagem comercial.
Entender essa dinâmica é o segredo para ter uma estratégia eficiente, logo se tornar uma agência de Inbound Marketing Lucrativa
Leia mais: O mercado de inbound marketing para agências
Pontos importantes sobre o posicionamento de uma agência digital
A comunicação 360º, com oferta de serviços integrados é uma das principais armas para ter uma agência lucrativa.
A estratégia completa gera mais valor ao seu serviço e garante um resultado mais palpável e efetivo. Pois de nada adianta gerar lead para o cliente se a equipe de vendas dele não está alinhada e não consegue trabalhar esse potencial cliente.
Ao assistir esse webinar, você compreende a necessidade de oferecer projetos e utilizar ferramentas e recursos para oferecer uma plataforma de automação que possa ver o valor na estratégia.
Outra dica importante: se possível, trabalhar com nichos de mercado. Quando se delimita o mercado, trabalhando somente em vertical as pessoas que trabalham na sua equipe, vão entender muito daquele assunto, ter uma expertise no negócio, a entrega vai ser mais qualificada e mais rápida. E as empresas vão procurar mais devido aos cases de sucesso naquele segmento.
Isso agrega muito valor a sua agência de Inbound Marketing!
Precificando os serviços da agência de Inbound Marketing
Não saber como vender e precificar um projeto é um dos maiores problemas que as agências e consultorias apresentam. E não essa consciência de valor pode impactar muito lá na frente e, talvez, de uma forma não muito boa.
A forma mais simples de começar é tabelar os serviços. Montar uma planilha de custos, com impostos e horas de trabalho para cada projeto, por exemplo. E, com base nessa planilha, na entrega e na margem de lucro, precificar o custo de cada job.
Outro fator muito importante é trabalhar com contratos mínimos de 6 meses, sendo o ideal de 1 ano.
O processo de inbound marketing é demorado, assim como os resultados. É fundamental deixar isso bem claro para o cliente.
Nos três primeiros vezes a agência vai entregar um valor de horas muito maior, pois precisa de um processo de elaboração das estratégicas, com setup de ferramenta, alinhamento com equipe comercial, etc. E, nesse período, sem lucrar nada.
A precificação é a peça chave para a entrega de um bom serviço ao cliente. Por isso, não deixe de assistir as dicas do Eduardo no Webinar.
Leia também:
Aprenda a precificar serviços de inbound marketing
Elaborando a precificação para serviços de inbound marketing
Aplicando as 4 etapas básicas de vendas em sua agência
Ciclo financeiro da agência, como controlar?
Então é isso. Para encerrar nosso artigo, uma boa dica para ter sucesso na sua agência de Inbound Marketing é pegar os clientes que você já tem, e que confiam no seu serviço e propor a ele um trabalho mais completo para começar a dar os primeiros passos rumo ao inbound marketing!
Fique por dentro de todas as novidades do mercado e perca nenhuma dica para o sucesso do seu negócio, assine nossa newsletter.