Criando Workflows de Oportunidade


O Construtor de Workflow Visual do Constant Contact Lead Gen & CRM fornece os meios para criar automações poderosas. Eles eliminam a necessidade de mover manualmente oportunidades de uma fase em um pipeline para outra, economizando um tempo considerável e permitindo que você garanta ainda mais vendas.


Conteúdo do Artigo

 

Usuários:
Administradores
Gerentes de Empresa
Gerentes de Marketing
Gerentes de Vendas
Vendedores
Vendedores Jr.

Criando Workflows de Oportunidade

O Otimizador de Vendas possui várias ações diretamente relacionadas a oportunidades que permitem automatizar como as oportunidades se movem através de pipelines e estágios, assim como automatizar tarefas para usuários ou proprietários de leads atribuídos às oportunidades. Para workflows otimizados, considere usar os gatilhos disponíveis para oportunidades, como tem o estágio.

Nota: Workflows de oportunidade estão disponíveis independentemente de o Otimizador de Vendas estar ativado ou não.

Para criar automação de pipeline usando um workflow visual que é baseado em quando um estágio muda, faça o seguinte:

  1. Clique em Automação > Workflows Visuais na barra de ferramentas esquerda.
  2. Clique em Criar > Workflows de Oportunidade.

    Criando Fluxos de Trabalho de Oportunidade

  3. Insira um nome para o workflow.
  4. Clique em OK.

    Nomeie o fluxo de trabalho

  5. Clique em + Adicionar > Gatilho abaixo de Iniciar ou em um ramo de workflow aplicável.

    Adicionar um gatilho

  6. Selecione o gatilho desejado em Oportunidade e configure-o conforme necessário.

    Opções de Oportunidade

Editando Workflows de Oportunidade

Você pode editar workflow de oportunidade conforme necessário.

Para editar workflows de oportunidade criados anteriormente, faça o seguinte:

  1. Clique em Automação > Workflows Visuais na barra de ferramentas esquerda.

    Criando Fluxos de Trabalho de Oportunidade

  2. Clique na aba Workflows de Oportunidade .
  3. Clique no menu suspenso Atividade e selecione Ativo ou Inativo.
  4. Clique no nome do workflow de oportunidade desejado.

    Encontrar e selecionar um fluxo de trabalho


Adicionando Regras de Oportunidade

A automação de oportunidades pode ser refinada através do uso de filtros de oportunidade. Esses filtros funcionam em conjunto com gatilhos para informar aos gatilhos quando devem ser ativados, quando algo acontece ou não.

Importante: Se um lead tiver duas oportunidades abertas que correspondem exatamente aos critérios do workflow, o workflow não executará nenhuma das ações de oportunidade. O Lead Gen & CRM não pode escolher qual agir e, portanto, não agirá em nenhuma.

Os workflows de oportunidade serão ativados para contatos que estão vinculados a qualquer número de oportunidades fechadas ou arquivadas, mas somente enquanto estiverem vinculados a uma oportunidade aberta.

Para usar um gatilho de oportunidade, crie ou edite um workflow de oportunidade

  1. Clique em + Adicionar > Filtro abaixo de um gatilho aplicável.

    Adicionar um filtro

  2. Selecione o filtro desejado em Oportunidade.

    Opções de filtro

  3. Configure o filtro conforme necessário.
  4. Clique em OK.

    Configurações de filtro

Consulte os seguintes artigos de ajuda para mais informações sobre gatilhos e filtros:


Criando Tarefas de Vendas

Embora você possa atribuir tarefas manualmente através do Gerenciador de Tarefas do Lead Gen & CRM, considere atribuir tarefas de vendas com automação especialmente configurada. Tarefas de vendas automatizadas garantem que não haja tempo de inatividade entre quando um lead aciona sua automação criada e um usuário ou proprietário de lead sendo alertado para continuar o processo de vendas.

Para atribuir tarefas e agendar lembretes com ações de tarefas de vendas em workflows:

  1. Clique em + Adicionar > Ação abaixo do gatilho do workflow.

    Adicionar uma ação

  2. Clique em Criar Tarefa de Vendas.

    Selecionar Tarefa de Vendas

  3. Selecione o tipo de tarefa desejado no menu suspenso Tipo de Tarefa :
    • Geral
    • Telefone
    • Email
    • Reunião
  4. Selecione uma das seguintes opções de Data de Vencimento:
    • Dias após a tarefa ser atribuída
    • Horas e minutos após a tarefa ser atribuída
      • Nota: Lembretes são agendados de acordo com o fuso horário do usuário atribuído
  5. Insira um título para a tarefa no campo de texto Título.
  6. Selecione o usuário para atribuir a tarefa no menu suspenso Selecionar Atribuído.
  7. Opcionalmente, faça qualquer uma ou todas as seguintes ações:
    • Clique na caixa de seleção Fazer tarefas apenas durante o horário comercial
      • Nota: Quando Fazer tarefas apenas durante o horário comercial estiver marcada, as tarefas de vendas serão atribuídas apenas durante o horário comercial.
    • Clique na caixa de seleção Quando disponível, atribuir ao proprietário do lead em vez
    • Insira notas da tarefa na seção Nota
    • Clique na caixa de seleção Enviar convite de calendário 
    •  Insira um nome de Smart Mail na caixa de texto Selecionar Smart Mail 
    • Clique em Exigir personalização de Smart Mail na caixa de seleção
    • Insira um nome de ativo do Centro de Mídia na caixa de texto Selecionar Ativo do Centro de Mídia
    • Anexe um link rastreável a um ativo do Centro de Mídia no menu suspenso Selecionar Link Rastreável 
  8. Clique em OK.

    Configurações da Tarefa de Vendas

  9. Complete o workflow com outros gatilhos, filtros, atrasos ou ações. Quando o workflow estiver completo, defina o interruptor de Atividade como Ativo.

    Ativar fluxo de trabalho


Mudando Campos de Oportunidade

Você pode determinar como as oportunidades mudam de campos com base em interações individuais. Essas automações podem rastrear e mudar conteúdo com base em quem interage com ele de uma maneira específica.

Para definir campos de oportunidade para mudar através de workflows visuais:

  1. Clique em + Adicionar > Ação abaixo do gatilho no workflow criado.

    Adicionar uma Ação

  2. Clique em Mudar Campo de Oportunidade.

    Mudar campo de oportunidade

  3. Selecione o campo desejado no campo de texto Selecionar Campo de Oportunidade.
  4. Insira os valores necessários, dependendo do campo selecionado.
  5. Clique em OK.

    Configurações da ação

  6. Complete o workflow com outros gatilhos, filtros, atrasos ou ações. Quando o workflow estiver completo, defina o interruptor de Atividade como Ativo.

    Ativar o fluxo de trabalho


Mudando Estágios de Oportunidade

Você pode automatizar como as oportunidades podem se mover entre os estágios dentro de um pipeline. Com base nos seus gatilhos e filtros configurados, as oportunidades podem se mover de um estágio para outro com base em qualquer número de interações diferentes.

Importante: Esta ação não mudará um lead de um pipeline para outro. Se um lead entrar nesta automação e estiver em um pipeline diferente do especificado na ação, a ação não será executada e nada acontecerá.

Para mudar o estágio de uma oportunidade através de workflows visuais:

  1. Clique em + Adicionar > Ação abaixo do gatilho no workflow criado.

    Adicionar uma Ação

  2. Clique em Mudar Estágio de Oportunidade.

    Mudar a opção de estágio

  3. Selecione o pipeline desejado no campo de texto Selecionar um Pipeline.
  4. Selecione o estágio desejado no campo de texto Selecionar um Estágio de Pipeline.
  5. Clique em OK.

    Configurações da ação

  6. Complete o workflow com outros gatilhos, filtros, atrasos ou ações. Quando o workflow estiver completo, defina o interruptor de Atividade como Ativo.

    Ativar o fluxo de trabalho


Mudando Status de Oportunidade

Você pode automatizar o status de uma oportunidade com base em certas interações. Dependendo de como você configura um fluxo de trabalho, as oportunidades podem ser automatizadas para serem definidas como ganhas ou perdidas.

Para mudar os status de oportunidade através de workflows visuais:

  1. Clique em + Adicionar > Ação abaixo do gatilho no workflow criado.

    Adicionar uma ação

  2. Clique em Mudar Status de Oportunidade.

    Mudar a opção de status

  3. Selecione Fechado Ganho ou Fechado Perdido no menu suspenso Novo Status.
  4. Clique em OK.

    Configurações da ação

  5. Complete o workflow com outros gatilhos, filtros, atrasos ou ações. Quando o workflow estiver completo, defina o interruptor de Atividade como Ativo.

    Ativar o fluxo de trabalho


Atribuindo Proprietários de Oportunidade

Você pode automatizar como as oportunidades são atribuídas a seus proprietários.

Para criar uma automação que atribui proprietários de oportunidade:

  1. Clique em + Adicionar > Ação abaixo do gatilho no workflow criado.

    Adicionar uma ação

  2. Clique em Atribuir Proprietário de Oportunidade.

    Atribuir uma oportunidade

  3. Selecione o proprietário de oportunidade desejado no menu suspenso Proprietário de Oportunidade.
  4. Opcionalmente, clique na caixa de seleção Substituir proprietário de oportunidade existente.
  5. Clique em OK.

    Configurações da ação

  6. Complete o workflow com outros gatilhos, filtros, atrasos ou ações. Quando o workflow estiver completo, defina o interruptor de Atividade como Ativo.

    Ativar o fluxo de trabalho


Removendo de Workflows de Oportunidade

Você pode definir automação para remover tarefas de vendas de leads que já foram processados.

Para criar automação de remoção:

  1. Clique em + Adicionar > Ação abaixo do gatilho no workflow criado.

    Adicionar uma ação

  2. Clique em Remover do Workflow de Oportunidade.

    Remover da ação do fluxo de trabalho

  3. Insira o nome do workflow desejado no campo de texto Nome do Workflow.
    • Nota: Você só pode selecionar entre workflows ativos.
  4. Clique em OK.

    Configurações da ação

  5. Complete o workflow com outros gatilhos, filtros, atrasos ou ações. Quando o workflow estiver completo, defina o interruptor de Atividade como Ativo.

    Ativar o fluxo de trabalho


Postar Informações de Oportunidade

Você pode postar dados de Oportunidade para uma URL fornecida de sua escolha em um workflow de Oportunidade.

Para criar automação que posta de volta:

  1. Clique em + Adicionar > Ação abaixo do gatilho no workflow criado.

    Adicionar uma ação

  2. Clique em Postar Informações de Oportunidade.

    Ação de Postar de Volta

  3. Insira o local da URL desejada no campo de texto Para Esta URL.
  4. Selecione Incluir apenas informações de contato primário para a Oportunidade ou Incluir informações para todos os contatos na Oportunidade.
  5. Clique em OK.

    Configurações da ação

  6. Complete o workflow com outros gatilhos, filtros, atrasos ou ações. Quando o fluxo de trabalhworkflowo estiver completo, defina o interruptor de Atividade como Ativo.

    Ativar o fluxo de trabalho


Sobre Atrasos de Tempo

Se você quiser agendar um evento para ocorrer um certo tempo após a automação ser acionada, precisará adicionar atrasos de tempo à sua automação de lembrete.

Se não houver atrasos de tempo anexados à ação relevante, a ação será agendada no mesmo dia em que a automação foi acionada.

Se houver um atraso de tempo anexado à ação, a ação será agendada por um período de tempo especificado no futuro a partir do momento em que a automação foi acionada.