Usando Ferramentas de Engajamento por E-mail
Última atualização: 12 de novembro de 2024
Este artigo detalhará as muitas ferramentas de engajamento disponíveis através da plataforma Lead Gen & CRM.
Conteúdo do Artigo
- Mantendo-se Engajado
- Utilizando Reconfirmação
- Pontuação de Engajamento Inicial
- Mudanças na Pontuação de Engajamento
- Categorias de Pontuação de Engajamento
- Intervalos de Tempo da Pontuação de Engajamento
- Status de Engajamento e Automação
- Acessando Listas de Engajamento Geradas pelo Sistema
- Excluindo Contatos com Listas
- Criando Automação de Exclusão de Contatos
- Avaliação de Contatos Importados ou Criados
- Usando o Filtro de Bot de Engajamento de E-mail
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Mantendo-se Engajado
Os Provedores de Serviços de Internet (ISPs) estão cada vez mais confiando no engajamento como uma métrica para decidir se devem ou não entregar mensagens na caixa de entrada. Não é mais suficiente basear sua estratégia de marketing por e-mail no envio de um alto volume de e-mails para um público genérico, na esperança de simplesmente evitar a caixa de spam. Em vez disso, os profissionais de marketing precisam se concentrar em entregar mensagens valiosas a um público que historicamente se engajou com seu conteúdo. Ao determinar o engajamento, considere se seu público está abrindo suas mensagens ou clicando em suas chamadas para ação. O engajamento é medido por fatores como taxas de abertura, taxas de cliques e visitas ao seu site.
Lead Gen & CRM fornece uma pontuação de engajamento de contato que designa se os contatos estão engajados, têm baixo engajamento ou estão desengajados. Lead Gen & CRM oferece inúmeras maneiras para seus contatos se engajarem com você e continuarem recebendo seus e-mails. Isso é importante, pois você aumentará suas chances de atingir a caixa de entrada enviando apenas para destinatários engajados.
As ferramentas de engajamento do Lead Gen & CRM garantem que você tenha a oportunidade de enviar e-mails para qualquer contato que esteja se engajando com você por e-mail. Essas ferramentas incluem preenchimentos de formulários, caixas de correio sincronizadas com IMAP, links do Media Center e visitas ao site rastreadas. Ao impedir envios para destinatários desengajados, o Lead Gen & CRM ajuda a proteger a reputação do seu domínio e garante que os destinatários engajados continuem recebendo seu conteúdo.
Utilizando Reconfirmação
Enviar para destinatários desengajados coloca a reputação do seu domínio em risco e impacta sua capacidade de alcançar consistentemente a caixa de entrada, mesmo para destinatários que estão engajados. É do seu interesse enviar apenas para destinatários engajados. Para ajudar com isso, o Lead Gen & CRM fornece uma série de ferramentas para ver como seus leads estão se engajando com você. Essas ferramentas não apenas garantem a qualidade da reputação do seu domínio, mas também têm demonstrado melhorar as aberturas e cliques gerais.
Por exemplo, reconfirmar uma lista, que é perguntar a um grupo de contatos se eles desejam continuar recebendo seus e-mails, é uma maneira rápida e fácil de garantir que sua lista seja composta por leads ativos e válidos. Com as recentes atualizações de privacidade e consentimento em decorrência do GDPR, é essencial que você acompanhe se seus leads consentem em receber seus e-mails. Se você não souber ou não tiver esses dados coletados, então reconfirmar uma lista é importante para seus envios de marketing futuros.
Pontuação de Engajamento Inicial
Cada contato recebe uma pontuação de engajamento inicial ao ser criado. O valor da pontuação depende da forma como o contato foi criado no sistema. A pontuação de engajamento inicial para cada método de criação de contato é:
- 16 pontos quando o contato é criado através de uma submissão de formulário
- 9 pontos quando o contato é criado manualmente no Gerenciador de Contatos
- Um máximo de 9 pontos quando o contato é importado via lista ou conexão de API
- 9 pontos quando o contato é criado através de uma sincronização ou migração de CRM
Contatos criados através da importação de uma lista utilizando a ferramenta de importação de listas serão pontuados com base na qualidade geral da lista e na qualidade do endereço de e-mail individual.
A pontuação de engajamento de um contato pode ser visualizada na seção Histórico de E-mail da aba Assinaturas na página do Gerenciador de Contatos deles.
Mudanças na Pontuação de Engajamento
A pontuação de engajamento determina o número de e-mails que um contato pode receber—sem qualquer sinal de engajamento por parte do contato—antes de ser considerado desengajado e o envio para esse contato ser suprimido.
Qualquer sinal de engajamento, neste contexto, significa que o contato interagiu com seus e-mails ou seu site de alguma forma:
- O contato abriu um e-mail
- O contato clicou em um link em um e-mail
- O contato preencheu um formulário
- O contato visitou um site rastreado e abriu pelo menos um e-mail
- O contato clicou em um link do Media Center
- O contato enviou um e-mail para uma caixa de correio sincronizada com IMAP
- O contato respondeu a um e-mail enviado de uma caixa de correio sincronizada com IMAP
Cada vez que um contato recebe um e-mail e não realiza uma das ações de engajamento, sua pontuação é diminuída em um ponto. Se 16 e-mails consecutivos forem enviados e o destinatário não interagir de nenhuma das maneiras acima, então a pontuação se torna 0, ele é considerado desengajado e não podem ser enviados mais e-mails para ele.
Existem muitas maneiras de uma pontuação ser redefinida para a pontuação máxima de 16. Se o contato abrir ou clicar em qualquer e-mail, independentemente do valor atual de sua pontuação de engajamento, a pontuação do contato é imediatamente aumentada para 16. Além disso, se o contato preencher um formulário, sua pontuação será aumentada para 16. Ou, se ele enviar um e-mail para uma caixa de entrada sincronizada com IMAP ou responder a um e-mail de uma caixa de entrada sincronizada com IMAP, sua pontuação será aumentada para 16.
Interagir com e-mails e formulários não é a única maneira de a pontuação de engajamento de um contato ser aumentada. Contatos podem aumentar sua pontuação de engajamento a partir de uma visita ao site—mas apenas se houver um evento de abertura de e-mail no Life of the Lead do contato. Visitas ao site sem uma abertura de e-mail não aumentarão a pontuação de engajamento. Se um contato com rastreamento estabelecido tiver uma pontuação de 0 (desengajado), tiver um evento de abertura de e-mail registrado e visitar um site rastreado, sua pontuação será aumentada para 6 pontos. Se um contato com rastreamento estabelecido tiver uma pontuação de 0 (desengajado) e clicar em um link do Media Center, sua pontuação será aumentada para 6 pontos.
Como exemplo, comece com um contato que foi adicionado ao seu Gerenciador de Contatos preenchendo um formulário. Este contato começará com uma pontuação de engajamento de 16. O cenário a seguir mostrará como sua pontuação mudará:
1. | Contato adicionado ao Gerenciador de Contatos preenchendo um formulário em seu site. Agora eles estão sendo rastreados, e sua pontuação de engajamento é 16. |
2. | O contato recebe um e-mail que fazia parte de um envio para uma lista, mas não o abre. Sua pontuação de engajamento agora é 15. |
3. | O contato recebe mais 5 e-mails da sua empresa, mas não os abre. Sua pontuação de engajamento agora é 10. |
4. | O contato responde a um e-mail enviado de uma conta de e-mail sincronizada com IMAP de um vendedor. Sua pontuação de engajamento agora é 16. |
5. | O contato recebe mais 10 e-mails da sua empresa através da plataforma Lead Gen & CRM, mas não abre nenhum deles. Sua pontuação de engajamento agora é 6. |
6. | O contato preenche um dos seus formulários. Sua pontuação de engajamento agora é 16. |
7. | O contato recebe mais 16 e-mails da sua empresa através da plataforma Lead Gen & CRM, mas não abre ou interage com nenhum deles. Sua pontuação de engajamento agora é 0. |
8. | O contato (rastreado enquanto preenchia um formulário) visita uma página em seu site rastreado. Sua pontuação de engajamento agora é 6. |
Existem muitas maneiras de um contato se engajar com você e aumentar sua pontuação de engajamento. Embora este exemplo comece com o contato sendo criado através de um preenchimento de formulário, ele exemplifica todos os contatos criados na plataforma. Lead Gen & CRM fornece medidas abrangentes para garantir que qualquer contato que esteja se engajando com você, seus e-mails, seus ativos do Media Center ou seus sites ainda possa receber e-mails de você.
Categorias de Pontuação de Engajamento
A pontuação de engajamento de um contato é caracterizada pela plataforma de uma das três maneiras:
- Engajado
- Baixo Engajamento
- Desengajado
Os critérios dessas categoriziações estão definidos abaixo:
Engajado
Qualquer contato com uma pontuação de engajamento entre 5 e 16 é considerado engajado. Os usuários podem enviar e-mails para esses contatos normalmente.
Baixo Engajamento
Contatos com uma pontuação de engajamento entre 1 e 4 são considerados como tendo baixo engajamento. Além disso, os contatos são considerados com baixo engajamento após 20 meses de inatividade. Essa inatividade inclui não abrir um e-mail, preencher um formulário, responder a um e-mail enviado de uma caixa de correio sincronizada com IMAP, ou enviar para uma caixa de correio sincronizada com IMAP. Contatos com pontuações nessa faixa são adicionados à lista dinâmica intitulada Contatos com Baixo Engajamento.
Os usuários podem enviar e-mails para esses contatos normalmente, mas devem considerar enviar conteúdo altamente envolvente na tentativa de gerar cliques/aberturas.
A status de Baixo Engajamento está incluído no motor de automação, bem como para segmentação de listas. Você pode adicionar esse atributo como um filtro a qualquer uma de suas listas ou automações existentes para excluir/incluir todos os contatos com o status de Baixo Engajamento.
Ao agendar um envio de e-mail para uma lista, há uma opção de caixa de seleção intitulada Suprimir destinatários em risco de desengajamento. Quando clicada, contatos com baixo engajamento não serão incluídos no envio para o trabalho de e-mail.
Desengajado
Contatos com uma pontuação de engajamento de 0 são considerados desengajados. Os contatos também são considerados desengajados após 24 meses sem abrir um e-mail, preencher um formulário, responder a um e-mail enviado de uma caixa de correio sincronizada com IMAP, ou enviar para uma caixa de correio sincronizada com IMAP. Contatos com essa pontuação são adicionados a uma lista dinâmica intitulada Contatos Desengajados. Esses contatos não podem receber e-mails em massa ou e-mails enviados por automação da plataforma. E-mails inteligentes ainda podem ser enviados para esses contatos. Se você tiver um status de remetente saudável ou em risco, então você pode ativar ou desativar a supressão baseada em engajamento.
A status de Desengajado será incluído no motor de automação, bem como para segmentação de listas. Você pode adicionar esse atributo como um filtro a qualquer uma de suas listas ou automações existentes para excluir/incluir todos os contatos com esse status.
Intervalos de Tempo da Pontuação de Engajamento
Definir um contato como desengajado após 24 meses sem interação não é uma escolha aleatória. A decisão foi tomada com base na pesquisa da empresa. Essa pesquisa foi focada em como o engajamento influencia a entrega na caixa de entrada, levando em consideração como os ciclos de vendas dos clientes podem operar. Dados foram coletados sobre quantos contatos são suprimidos em diferentes períodos de tempo. Como resultado, o Lead Gen & CRM estabeleceu 24 meses para métricas de engajamento.
A razão para esses prazos de engajamento é a seguinte:
- Se houve pouca ou nenhuma interação verificável com um endereço de e-mail dentro desse período de tempo, é provável que tenha sido desativado de alguma forma. Se o endereço interagir dentro de 24 meses, pode-se razoavelmente assegurar que o e-mail está pelo menos ativo—ou não possui informações que indiquem o contrário.
- Se o lead que possui o endereço de e-mail preencheu um formulário do Lead Gen & CRM ou de outra forma abriu ou clicou em um link dentro do e-mail enviado para aquele endereço de e-mail ao longo de 24 meses, pode-se razoavelmente assegurar que o endereço de e-mail está ativo.
Isso reflete o movimento da indústria. Descartar contatos antigos e desengajados—também conhecido como
sunsetting—para aumentar a entrega na caixa de entrada para contatos engajados e potencialmente engajados é o estado atual da automação de marketing. Dito isso, outras empresas recomendam um período mais curto para descartar contatos desengajados. O Lead Gen & CRM adotou uma abordagem mais flexível para permitir que os remetentes façam o que acharem melhor para seus envios, enquanto também colocam um limite que protege os remetores e a plataforma Lead Gen & CRM do risco que vem com o envio de e-mails para endereços desengajados.
Status de Engajamento e Automação
Para contas com status de remetente Limitado ou Não Saudável, quando você tenta agendar um grupo de ações (que contém um e-mail) para uma lista que obteve uma pontuação baixa, o grupo de ações não será ativado. Isso ocorre porque a lista obteve uma pontuação baixa e está em alto risco de ser suprimida. O Lead Gen & CRM recomenda limpar essa lista de contatos desengajados ou com baixo engajamento antes de agendar um envio de e-mail.
Para ajudar a garantir que você esteja enviando apenas para contatos engajados, Status de Engajamento pode ser adicionado como um filtro a qualquer lista ou automação no Lead Gen & CRM. E-mails agendados para contatos desengajados são automaticamente suprimidos pela plataforma. No entanto, eles contam para seus limites mensais de e-mail.
Acessando Listas de Engajamento Geradas pelo Sistema
Por padrão, o Lead Gen & CRM fornece listas geradas pelo sistema de contatos que têm baixo engajamento ou estão de outra forma desengajados. Ao usar essas listas, você pode evitar agendar acidentalmente um e-mail para esses destinatários. Como são listas geradas pelo sistema, elas não podem ser modificadas.
Para acessar listas geradas pelo sistema, comece em Listas na barra de ferramentas esquerda.
- Clique na pasta Listas de Engajamento.
- Clique em uma das seguintes listas:
• Contatos com Baixo Engajamento
• Contatos Desengajados
Contatos que são membros das listas serão exibidos na aba Membros. Contatos que são excluídos dessa lista serão exibidos na aba Exclusões.
Excluindo Contatos com Listas
Embora o Lead Gen & CRM forneça listas geradas pelo sistema de contatos que têm baixo engajamento ou estão desengajados, você pode precisar criar suas próprias listas de exclusão para usar em conjunto com outras automações. Você pode criar suas próprias listas para excluir esses contatos.
Para excluir contatos desengajados ou contatos com baixo engajamento em listas, crie ou edite uma lista a partir da página Listas na barra de ferramentas esquerda.
- Crie uma + Nova Lista ou clique
Configurações > Alterar Configurações da Lista para editar uma de suas listas existentes.
Importante: Para que essas listas de exclusão funcionem corretamente como listas dinâmicas, a lista deve ter pelo menos um gatilho. Listas estáticas possuem apenas filtros. - Clique em Criar Regra.
- Adicione uma ou ambas as seguintes opções em E-mail:
• está desengajado
• tem baixo engajamento - Clique em Salvar Alterações.
Criando Automação de Exclusão de Contatos
Lead Gen & CRM fornece um método para excluir contatos desengajados ou contatos com baixo engajamento. Você pode evitar agendar acidentalmente um e-mail para esses destinatários.
Para excluir contatos desengajados ou contatos com baixo engajamento em automação, crie ou edite um workflow visual da página Automação > Workflows Visuais na barra de ferramentas esquerda.
- Dentro do fluxo de trabalho selecionado, clique em + Adicionar > Gatilho sob Iniciar ou um ramo de fluxo de trabalho aplicável.
- Selecione uma das seguintes opções em E-mail:
- tem baixo engajamento
- está desengajado
- Clique em OK.
- Clique em + Adicionar > Filtro sob o gatilho adicionado.
- Selecione o filtro não é membro da lista na seção Lista .
- Com base no gatilho selecionado:
- Se o gatilho foi tem baixo engajamento, selecione a lista Contatos com Baixo Engajamento usando o campo Nome da Lista.
- Se o gatilho foi está desengajado, selecione a lista Contatos Desengajados usando o campo Nome da Lista.
- Clique em OK.
Complete o fluxo de trabalho visual conforme necessário, adicionando ações, filtros e ramos adicionais. Quando terminar, certifique-se de tornar seu fluxo de trabalho ativo.
Avaliação de Contatos Importados ou Criados
Como o Lead Gen & CRM não tem certeza sobre a idade ou o engajamento de listas que são novas para o sistema—ou contatos que são criados através da API—o Lead Gen & CRM utiliza vários sistemas para escanear os contatos para determinar a qualidade de cada contato.
Cada contato criado através da ferramenta de importação será pontuado com base na qualidade geral da lista—como determinado por uma série de ferramentas de pontuação de listas de terceiros—bem como na presença do endereço de e-mail individual em uma lista de endereços de e-mail inválidos ou conhecidos como comprados de uma dessas ferramentas.
Contatos criados através da API são avaliados de maneira similar, onde todos os contatos criados através da API dentro de um período de 24 horas são agrupados e pontuados através das ferramentas de pontuação de listas de terceiros.
Essas pontuações são baseadas na pontuação geral do grupo, bem como na presença do e-mail do contato em uma lista de endereços de e-mail inválidos ou conhecidos como comprados.
A pontuação de engajamento para contatos criados através da importação de uma lista ou através da API variará por contato, pontuada com um valor máximo de 9 e um valor mínimo de 0.
Importante: Se um contato importado com uma lista ou criado através da API receber uma pontuação inicial reduzida (menos de 9), é porque esse contato específico é um endereço conhecido como ruim.
Listas Rejeitadas Devido à Qualidade Muito Baixa
Se 55% ou mais dos contatos em sua lista importada estiverem presentes em uma lista de endereços de e-mail inválidos ou conhecidos como comprados das ferramentas de verificação de terceiros do Lead Gen & CRM, sua lista será rejeitada e, portanto, não será importada. O Lead Gen & CRM determinou que essas listas cairiam nos 2,5% mais baixos da qualidade da lista, e elas têm um alto risco de danificar sua reputação como remetente caso um envio de e-mail seja tentado.
Na rara possibilidade de que uma lista seja rejeitada devido à baixa qualidade, a equipe de conformidade do Lead Gen & CRM será notificada. Para mais informações, entre em contato com policy@constantcontact.com.
Usando o Filtro de Bot de Engajamento de E-mail
Para uma medida adicional de proteção, o Lead Gen & CRM fornece um filtro de bot de e-mail, que é um recurso que filtrará certos cliques e aberturas para seus e-mails. Este recurso filtra comportamentos de detecção de bots e spam de registro como aberturas e cliques de e-mail. Este recurso é ativado por padrão.
Por mais abrangente que o filtro seja, esteja ciente de que ele não pode filtrar todo o tráfego de bots e filtros de spam. Isso se deve ao fato de que nem todo tráfego de bots é detectável. Certos tráfegos de bots são indetectáveis devido ao fato de que a implementação variada de bots e redes de bots torna impossível detectar todos os filtros de segurança ou aberturas e cliques de serviços anti-spam.
Mesmo assim, o filtro de bot de e-mail captura e filtra uma quantidade substancial de tráfego, incluindo aberturas automáticas do cliente de e-mail da Apple. Embora isso possa resultar em uma leve diminuição nas suas métricas gerais de abertura e cliques de e-mail, ajudará a manter seu engajamento em ordem.
Para ativar ou desativar o filtro de bot de e-mail, faça o seguinte: